KIRIKU E A FEITICEIRA
do site www.correioweb.com.br
Kiriku é um menino que já falava quando ainda estava na barriga da mãe. Na verdade, foi ele quem escolheu seu próprio nome logo que nasceu. Ele está destinado a libertar uma vila africana de uma feiticeira chamada Karaba, que secou as fontes de água e sequestra os homens do local. Kiriku vai até o sábio da montanha, conhecedor do segredo de Karaba, e em seguida parte para enfrentar a feiticeira.
Essa história faz parte do folclore africano e fala da determinação na luta pela liberdade. Kiriku nasce para ser livre, tanto que quando ainda está na barriga da mãe ele diz: "Mãe, dê a luz a mim!" Segundo o diretor e roteirista, Michel Ocelto, foi também um grande oportunidade para mostrar o povo africano e alguns de seus valores. O roteiro foge do óbvio, ao contrário do que acontece em outras produções do gênero. E conta ainda com boa trilha sonora e personagens cativantes.
A trilha sonora do filme foi feita pelo senegalês Youssou N´Dour, um dos mais famosos músicos africanos, que tornou-se popular pela música 7 seconds
FICHA TÉCNICA
Título Original: Kirikou et la sorcière
Gênero: Desenho Animado, em cores
Classificação: Livre
Tempo de Duração: 71 minutos
Ano de Lançamento (França/Bélgica): 1998
Estúdio: Trans Europe Film / Les Armateurs / Odec Kid Cartoons / Exposure / Monipoly / Studio O / France 3 Cinéma / Radio-telévision belge
Distribuição: ArtMann
Direção: Michel Ocelot
Roteiro: Michel Ocelot
Música: Youssou N'Dour
Edição: Dominique Lefèvre
Elenco:
Vozes
Antoinette Kellermann (Karabá)
Fezele Mpeka (Tio)
Kombisile Sangweni (Mãe)
Theo Sebeko (Kiriku)
Mabuto "Kid" Sithole (Velho / Viellard)
Detalhes:
. O diretor do filme, Michel Ocelot, passou parte da infância na Guiné, onde conheceu a lenda de Kiriku.
. Para compôr as canções do filme apenas foram utilizados instrumentos tradicionais da África, como balafon, ritti, cora, xalam, tokho, sabaar e o belon.
. Na versão original do filme, falada em francês, as vozes dos personagens foram feitas por atores africanos.
Sinopse:
Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.
******************
PERSONAGENS
http://www.fantasykat.com/shows/kiriku.html
10 de janeiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Estou escrevendo uma monografia sobre a presença dos negros nos livros didáticos e gostaria de saber se existem histórias de Kiriku em livro. Obrigada. Anailde
o filme é espetacular, genial, magico, especial, alto!
POR FAVOR, SOU PROFESSORA E ESTOU TRABALHANDO COM O PROJETO ÁFRICA NA MINHA ESCOLA. GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR ESTE FILME DISPONÍVEL PARA A COMPRA. AGUARDO CONTATO NO E-MAIL ABAIXO. DESDE JÁ AGRADEÇO!
GISELE
E-MAIL: giselefigueira@ig.com.br
eu sou aluna de uma escola e estou trabalhando com meus colegas e a proffessora sobre a neguitude e vou fazer uma prova sobre o filme kiriku e a feiticeira eu achei o filme bem emoionante e aventurero e mostra muito bemoque ea africa.
EU ADOREI
minha escola ta fazendo um trabalho sobre alenda esse filme é geniao
na minha escola eu tenho que fazer um resumo deste filme,mas como eu nao sou bobo eu vou tirar deste site
oi eu assisti esse filme mas queria saber a diferença entre a sociedade de KIRIKU E A FEITICEIRA E A NOSSA SOCIEDADE
eu assisti este filme e queria saber como posso interagir o povo daquela epoca com o de hoje tenho sou da faculdade de anhaguera,e tenho que fazer uma comparativa da epoca com a de hoje, e estou meia perdidamas nada que não possa dar jeito desde ja um abraço
meu email ... mariaappedro2008@hotmail.com
sou aluna e quero um resumo do filme como posso conseguir?desde ja agradeço
eu adorei ese fiume achei de mais
por que ele e mito criativo aaddoorreeii manda
a profes
tara bacds dsr saian
é daora o pai do maicon
Postar um comentário