29 de novembro de 2006

ANDI ANALISA OS SUPLEMENTOS INFANTIS DOS JORNAIS

Agência de Notícias dos Direitos da Infância lança publicação sobre a cobertura dos veículos destinados às crianças

por Priscila Gonsales
no www.educarede.org.br

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Âmbar de Barros, vice-presidente da Andi, fala na cerimônia de abertura do seminário

No dia 17 de junho, a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) reuniu em São Paulo 40 editores e repórteres de 36 suplementos infantis de jornais de todas as regiões do país. O encontro, em formato de seminário e grupos de discussão, teve por objetivo debater com os jornalistas os resultados da pesquisa "Esqueceram de Mim", uma análise inédita dos cadernos dirigidos às crianças.

O evento contou com a presença de representantes do Instituto Ayrton Senna, Unicef, Ministério da Educação e Cidade Escola Aprendiz, apoiadores do projeto. Em sua fala de abertura, a vice-presidente do Conselho Diretor da Andi, Âmbar de Barros, destacou a importância de os jornais contemplarem a cultura brasileira em suas pautas. "Os suplementos infantis precisam assumir um compromisso com a promoção da diversidade, e estimular nos leitores uma visão crítica dos meios de comunicação", ressaltou.

No período de agosto a novembro de 2001, o conteúdo de 138 edições dos cadernos de jornais dirigidos exclusivamente ao leitor mirim foi objeto de análise quantitativa e qualitativa pela equipe da Andi. Como o nome da pesquisa antecipa, a ANDI constatou que os jornais brasileiros, com raras exceções, ignoram o potencial pedagógico dos cadernos e páginas "infantis". Segundo foi apurado, os veículos vêm deixando de produzir um material mais rico e consistente no sentido de formar leitores e, mais do que isso, cidadãos. O estudo completo pode ser visto na publicação A Mídia dos Jovens, uma realização da ANDI e do Instituto Ayrton Senna, com apoio do Unicef, que traz ainda um retrato da cobertura (ao longo de todo o ano de 2001) feita pelos suplementos e revistas dirigidos aos adolescentes.

Os jornalistas que participaram do seminário produziram um documento com recomendações para que possam vir a otimizar a cobertura dos espaços destinados às crianças. O material, em fase de finalização, estará disponível em agosto, quando será enviado para todos os participantes do encontro.

ESQUECERAM DE MIM
Confira abaixo alguns resultados da pesquisa "Esqueceram de mim".
O site da ANDI disponibiliza em PDF a publicação ou pedidos podem ser feitos por e-mail.

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Jornalistas dos cadernos infantis durante grupo de discussão

:: Temas abordados pelos suplementos

· Meio ambiente - 12,7%
· Temas da atualidade - 9,7%
· Sexualidade - 0
· Relações com os pais - 0,9%
· Relações com os irmãos - 0,2%
· Brincadeiras - 0,9%
· Diferenças culturais e étnicas - 0,5%
· Portador de necessidades especiais - 0,5%
· Temas psicológicos (depressão, ansiedade, raiva) - 0,5%

:: Linguagem utilizada

· Utiliza palavras difíceis - 54,5% (desses, 8,9% trazem vocabulário)
· Sugere que o leitor se aprofunde no tema - 8,7%
· Apresenta mais de um ponto de vista - 5,7%
· Traz textos descritivos - 5,6%
· Dirige-se claramente à criança - 57%
· Não deixa claro a quem se dirigem - 34%
· Apresenta texto relacionado a jogos e passatempos - 1,4%

:: Grupos focais: o ponto de vista das crianças

· Não gostam dos nomes diminutivos "inho" e "inha"
· Deveria haver diferenciação de conteúdo por faixas etárias
· Diferenciar o que é publicidade e o que é notícia
· Faltam histórias - não gostam de terrorismo
· Usar letras maiores
· Quadrinhos - seção favorita
· Associar matérias a jogos e passatempos
· Redigir a matéria como história
· Não gostam de glossário, deve-se usar palavras simples

12/07/2002

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