23 de maio de 2007

NOVAS TENDÊNCIAS NA "PRODUÇÃO CULTURAL PARA A CRIANÇA" CONTEMPLAM A DIVERSIDADE E INCLUEM A NEGRITUDE

PESQUISA FAZ LEVANTAMENTO DA "PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC)" E É CONTEMPLADA COM BOLSA DE IC DA PUCRS

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sátira Machado, Sissa Jacoby e Leunice de Oliveira,
no Campus Central da PUCRS - Porto Alegre

Em julho de 2006, as professoras Dra. Sissa Jacoby, Dra. Leunice de Oliveira e Ms. Sátira Machado passaram a formatar o projeto de pesquisa PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC), numa parceria entre a Faculdade de Letras (FALE) e a Faculdade de Educação (FACED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com o objetivo de fazer um levantamento dos produtos oferecidos à infância que incluem a temática da história e cultura afro-brasileira, contemplando a Lei Federal 10.639/2003.

O estudo pretende situar o papel da literatura infantil na emancipação da criança e a contribuição da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional, estabelecendo um diálogo com o jornal, o cinema, o rádio, a tevê, a Internet, as histórias em quadrinhos, o brinquedo, a ilustração, etc. Os resultados da pesquisa serão fonte importante para professores da rede de ensino e estudantes das áreas de Letras, Educação e Comunicação.

ANTECEDENTES

Photobucket - Video and Image Hosting

Já no final da década de 70, a Profa. Dra. Regina Zilberman refletia sobre o poder emancipatório e a qualidade dos objetos culturais oferecidos às crianças, expandindo seus estudos para além da literatura infantil, ao organizar o livro A Produção Cultural para a Criança.

A obra, que apresenta ensaios de Edmir Perrotti, Tatiana Belinsky, Sérgio Caparelli e outros pesquisadores das questões culturais relacionadas com a criança, principalmente das produções para TV, cinema, teatro e literatura, foi publicada pela editora Mercado Aberto, de Porto Alegre, em 1982.

A partir da década de 90, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS passou a oferecer a disciplina Produção Cultural para a Criança para os alunos dos cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Photobucket - Video and Image Hosting
CAMPUS CENTRAL da PUCRS, em Porto Alegre

No início do séc. XXI, com a larga valorização dos estudos sobre a infância e a cultura, a disciplina se transformou em projeto de pesquisa, coordenado pela Profª. Dra. Solange Medina Ketzer, centrado inicialmente no estudo de fenômenos de marca, estrangeiros e nacionais, como o Pokémon e a Turma da Mônica, por exemplo.

O projeto Tendências Contemporâneas da Produção Cultural para a Criança (1985-2005), coordenado pela Profª. Dra. Sissa Jacoby, a partir de 2003, deu continuidade às primeiras reflexões, delimitando um período, mas se abrindo à investigação do leque de produções infantis em jogo e suas inter-relações possíveis.

Photobucket - Video and Image Hosting

Um dos resultados dessa pesquisa foi a organização da obra A Criança e a Produção Cultural: do brinquedo à literatura, que atualiza aquele estudo organizado por Zilberman. A obra traz ensaios de Sissa Jacoby, Regina Zilberman, Solange Medina Ketzer, Sérgio Caparelli, Maria da Glória Bordini, dentre outros pesquisadores que tratam da relação da criança com a literatura, a TV, o teatro, os colecionáveis, o brinquedo e outros produtos culturais, numa publicação da editora Mercado Aberto, de Porto Alegre, em 2003.

NOVAS TENDÊNCIAS

O projeto PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC) é o desdobramento de uma das questões evidenciadas como tendência contemporânea nas relações entre infância e produção cultural, identificadas no decorrer da pesquisa anterior.

Os estudos da Profa. Leunice de Oliveira, doutora em educação pela UFRGS com a tese "A busca do sentido da educação intercultural", vem ampliar o campo de atuação da pesquisa.

Photobucket - Video and Image Hosting
CAMPUS VIAMÃO da PUCRS

A professora Leunice é coordenadora do Curso de Pedagogia do Campus Viamão da PUCRS e a pesquisa traz a possibilidade de recuperação dos processos culturais de aprendizagem. O projeto PACC é uma das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa "Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira" e passa a ser a primeira pesquisa do embrionário Espaço de Pesquisa na Diversidade e Educação Continuada - que objetiva contemplar estudos sobre os afro-brasileiros, os indígenas, a educação especial, entre outras diversidades - do Curso de Pedagogia do Complexo Cultural da PUCRS – Campus Viamão.

A parceria prevê a busca de integração entre a universidade e a comunidade, no sentido de disponibilizar informações que possam efetivar a implementação da Lei 10.639/03, que inclui a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar do Brasil.

*******************

PROJETO DE PESQUISA

PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL
PARA A CRIANÇA (PACC)


RESUMO

O Projeto PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC) tem sua origem numa pesquisa anterior denominada Tendências Contemporâneas da Produção Cultural para a Criança (1985-2005), que evidenciou a constatação de uma incidência maior de produtos afro-culturais oferecidos à criança, como resultado da implantação e implementação da Lei 10639/03, que inclui a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar do Brasil.

Considerando que a etnia negra faz parte da cultura nacional e, por extensão, tem presença e expressão na produção cultural destinada às crianças do país, esta pesquisa centra-se no levantamento e análise dos produtos afro-culturais destinados ao público infantil, após a Lei 10639/03, à luz de uma perspectiva sociocultural.

O Projeto dá ênfase à cultura afro-brasileira e busca identificar e analisar os novos enfoques apresentados pela produção afro-cultural, a partir da eleição de determinados segmentos e, dentro de cada um deles, de um corpus específico, tendo em vista a amplitude do tema e a diversidade de itens passíveis de estudo.

Este estudo também visa situar o papel da literatura infantil na emancipação da criança e no reconhecimento da cultura negra como formadora da identidade do povo brasileiro, estabelecendo um diálogo com o jornal, o cinema, o rádio, a tevê, a Internet, as histórias em quadrinhos, o brinquedo, a ilustração, etc. Desse modo, o corpus a ser descrito constituir-se-á em importante subsídio como fonte para professores da rede de ensino e estudantes das áreas de Letras, Educação e Comunicação.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO GRANDE DO SUL
(PUCRS)
Reitor:
Dr. Joaquim Clotet
Vice-Reitor:
Dr. Evilázio Teixeira
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:
Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy
Pró-Reitora de Graduação:
Profª. Dra. Solange Medina Ketzer
Campus Central - Porto Alegre - RS - Brasil
Campus Uruguaiana - Uruguaiana - RS - Brasil
Campus Viamão - Viamão - RS - Brasil
www.pucrs.br

PUCRS - CAMPUS VIAMÃO
Diretor Geral:
Prof. Dr. Thadeu Weber
www.pucrs.br/viamao

Diretora da Faculdade de Educação:
Campus Central
Profª. Dra. Maria Helena M. Barreto Abrahão
www.pucrs.br/faced
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Campus Viamão
Profª. Dra. Leunice Martins de Oliveira

Grupo de Pesquisa EDUCOM AFRO
"Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira"
, do
Curso de Pedagogia do Campus Viamão da PUCRS
Orientadora do projeto PACC:
Profª. Dra. Leunice de Oliveira
e-mail: leunice.oliveira@pucrs.br
Fone: (51) 3320-7100 – ramal 7015

FACULDADE DE LETRAS
Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin)
Co-orientadora do projeto PACC:
Profª. Dra. Sissa Jacoby
e-mail: sjacoby@pucrs.br
Fone: (51) 3320 3528 – ramal 4615
Campus Central

PESQUISADORES

Paloma Laitano - graduada em Letras
Maura Cristiane Santana Carneiro- graduanda em Pedagogia
Profa. Ms. Sátira Machado , jornalista

Nenhum comentário: