por Mariana Vicili

Para auxiliar os educadores na implementação da Lei Federal 10.639/2003, que inclui nos currículos escolares brasileiros a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pesquisadoras das Faculdades de Educação, do Campus Viamão, e de Letras realizam o projeto de pesquisa Produção Afro-Cultural para a Criança (PACC).

São investigadas e analisadas produções afroculturais infantis nacionais e internacionais envolvendo cinema, televisão, rádio, jornal, histórias em quadrinhos, brinquedos, internet e ilustrações, entre outras, elementos considerados influentes na construção das identidades dos pequenos. O estudo também tem como meta situar o papel da literatura infantil na emancipação da criança e no reconhecimento da cultura negra como formadora da identidade do povo brasileiro.

A orientadora do projeto e coordenadora do curso de Pedagogia do Campus Viamão, professora Leunice de Oliveira, observa que o cumprimento da lei já está em andamento nas escolas, mas que muitos professores ainda sentem-se pouco capacitados sobre a temática da negritude. Os resultados do projeto poderiam servir como apoio para o ensino da cultura negra. “Queremos ver como o tema está sendo recuperado por essas produções, já que a cultura negra, tradicionalmente, preserva sua memória na oralidade”, conta a professora. Os primeiros levantamentos podem ser vistos no blog Criança & Negritude (www.criancanegritude.blogspot.com), atualizado com freqüência.

O trabalho é um dos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira, que pretende integrar a teoria e a prática da educação inclusiva com a criação do Espaço de Pesquisa na Diversidade e Educação Continuada no Campus Viamão.
O projeto oferece suporte ao curso de extensão Produção Cultural Afro-Brasileira para a Criança – Lei 10.639, que iniciará no mês de agosto. As aulas vão até outubro e serão realizadas nas sextas à noite e sábados pela manhã em Viamão. O curso oferece os módulos Educação na Diversidade, Identidade e Etnicidade e Educomunicação e Interculturalidade. Futuramente pretende-se oferecer também uma especialização na área. Informações sobre o curso podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS, pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
Fonte: REVISTA PUCRS INFORMAÇÃO

Nº 135 - Julho-Agosto/2007
www.pucrs.br/revista/cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário