17 de julho de 2007

Pesquisa analisa produção cultural afro-brasileira para crianças

Produções influenciam na construção das identidades dos pequenos

por Mariana Vicili

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Para auxiliar os educadores na implementação da Lei Federal 10.639/2003, que inclui nos currículos escolares brasileiros a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pesquisadoras das Faculdades de Educação, do Campus Viamão, e de Letras realizam o projeto de pesquisa Produção Afro-Cultural para a Criança (PACC).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

São investigadas e analisadas produções afroculturais infantis nacionais e internacionais envolvendo cinema, televisão, rádio, jornal, histórias em quadrinhos, brinquedos, internet e ilustrações, entre outras, elementos considerados influentes na construção das identidades dos pequenos. O estudo também tem como meta situar o papel da literatura infantil na emancipação da criança e no reconhecimento da cultura negra como formadora da identidade do povo brasileiro.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A orientadora do projeto e coordenadora do curso de Pedagogia do Campus Viamão, professora Leunice de Oliveira, observa que o cumprimento da lei já está em andamento nas escolas, mas que muitos professores ainda sentem-se pouco capacitados sobre a temática da negritude. Os resultados do projeto poderiam servir como apoio para o ensino da cultura negra. “Queremos ver como o tema está sendo recuperado por essas produções, já que a cultura negra, tradicionalmente, preserva sua memória na oralidade”, conta a professora. Os primeiros levantamentos podem ser vistos no blog Criança & Negritude (www.criancanegritude.blogspot.com), atualizado com freqüência.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O trabalho é um dos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira, que pretende integrar a teoria e a prática da educação inclusiva com a criação do Espaço de Pesquisa na Diversidade e Educação Continuada no Campus Viamão.

O projeto oferece suporte ao curso de extensão Produção Cultural Afro-Brasileira para a Criança – Lei 10.639, que iniciará no mês de agosto. As aulas vão até outubro e serão realizadas nas sextas à noite e sábados pela manhã em Viamão. O curso oferece os módulos Educação na Diversidade, Identidade e Etnicidade e Educomunicação e Interculturalidade. Futuramente pretende-se oferecer também uma especialização na área. Informações sobre o curso podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS, pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.

Fonte: REVISTA PUCRS INFORMAÇÃO
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nº 135 - Julho-Agosto/2007
www.pucrs.br/revista/cultura

Nenhum comentário: