5 de outubro de 2006

A TV que a gente não vê: a influência da televisão no desenho da criança

Katia Helena Alves Pereira
www.artenaescola.org.br

A pesquisa realizada teve como objetivo observar a influência da televisão no desenho de crianças de terceira série, do ensino fundamental.

Para observar tal interferência, foi selecionado um conceito: o de heroicidade.

Por meio da leitura de desenhos de crianças, coletados durante
pesquisa de campo, foi possível verificar as referências constantes, feitas pelas crianças, a heróis de televisão.

Durante o trabalho de campo, aplicou-se um instrumento, denominado Jogo do Herói. Com esse instrumento havia a intenção de intervir na produção imagética infantil, estimulada pelas imagens suscitadas pelo jogo.

Ao desenhar, a criança cria uma representação gráfica daquilo que está presente em sua cultura. Narra a sua época por meio do desenho, mostrando sua experiência cotidiana.

Quando as crianças representam os heróis de TV, estão indicando que esta passou a ser a narradora moderna dos lares. Antes da TV, cabia aos familiares mais velhos o papel de narrador e, as histórias contadas eram, então, marcadas por singularidades. Com o advento da televisão as peculiaridades são minimizadas. O fato de a programação ser idêntica para todo o país e, inclusive, cópia de programas de outros países, tornou as histórias uniformes.

Os desenhos infantis baseiam-se, em sua grande maioria, nas narrativas televisivas. É possível à escola interferir nesse processo, ampliando o repertório imagético infantil e estimulando uma leitura crítica frente aos heróis televisivos.

MAIS INFORMAÇÕES
Título: A TV que a gente não vê: a influência da televisão no desenho da criança

Autor: Katia Helena Alves Pereira

Onde Encontrar: Biblioteca da Faculdade de Educação de São Paulo
Biblioteca Nacional
Biblioteca do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo

Nenhum comentário: