18 de outubro de 2006

LIVROS ANIMADOS NO CANAL FUTURA

Se você quiser ouvir histórias como a do O Menino Nito, da Menina Bonita do Laço de Fita, dos Bichos da África e de Lili - a Rainha das Escolhas é só ligar a TV no Canal Futura e assistir ao programa LIVROS ANIMADOS- Especial A Cor da Cultura! , apresentado por Vanessa Pascale

www.acordacultura.org.br

LIVROS ANIMADOS: Incentivar a leitura e levar para crianças e educadores de todo o país lendas e contos africanos e afro-brasileiros, bem como a produção dos principais autores e ilustradores nacionais, com a técnica da animação e das ilustrações dos respectivos livros. Leia a sinopse de cada programa:

Sinopses

Programa 31 – No primeiro programa da série Livros Animados, o público conhece a história O Menino Nito, sobre o menino que chorava bastante. A autora da história é Sônia Rosa e as ilustrações de Victor Tavares. As crianças que participam do programa, junto com a apresentadora Vanessa Pascale, falam sobre as diferenças entre meninos e meninas. Ainda neste programa, a história do coelho bem branquinho que faz de tudo para ficar pretinho como a menina que ele acha linda. A autora da história A Menina Bonita do Laço de Fita é Ana Maria Machado e as ilustrações de Claudius.

Programa 32 – neste programa as crianças vão conhecer os animais que vieram da África, brincam de memória e de leão fugiu. Para incrementar esta viagem, as histórias A Mosca Trapalhona, Tartaruga e o Leopardo, A Moça e a Serpente e O Cassolo e as Abelhas, do livro Bichos da África, de Rogério Andrade Barbosa. As ilustrações são de Ciça Fittipaldi.

Programa 33 – Que lembranças se tem da África? Com certeza alegria é uma delas. Na história Capoeira, Maracatu e Jongo, o público conhece três livros da autora Sônia Rosa, que mostram um pouco dessas heranças. As crianças criam instrumentos, tocam e jogam capoeira. As ilustrações são de Rosinha Campos. No mesmo programa é exibida a história Reizinho de Congo, que inspira a brincadeira de rei da festa. A autoria é de Edmilson de Almeida e as ilustrações de Graça Lima.

Programa 34 – para falar sobre a África, as crianças e a apresentadora do programa, Vanessa Pascale vão à praia. A primeira história, Contos Africanos, conta a lenda africana da eterna briga entre gato e rato. A autoria é de Rogério Andrade Barbosa e as ilustrações de Maurício Veneza. A segunda, Como as Histórias se Espalham pelo Mundo, conta sobre o ratinho que conhece variadas culturas e locais do continente africano. As ilustrações de Graça Lima acompanham a história de Rogério Andrade Barbosa.

Programa 35 – O que é um orixá? Neste programa as crianças tentam adivinhar o que significa esta palavra e conhecem duas histórias em Ifá, O Advinho : Como Ifá ganhou o cargo de adivinho e O adivinho que escapou da morte. A história é de Reginaldo Prandi e as ilustrações de Pedro Rafael.

Programa 36 – A escravidão é um episódio triste da nossa história. Mas graças aos escravos trazidos da África, a cultura brasileira ganhou muito com a culinária, danças e religiões africanas. Neste programa o público conhece duas histórias sobre escravidão: A Botija de Ouro, de Joel Rufino com ilustrações de Zé Flávio; e O Presente de Ossanha, do mesmo autor e acompanhado das ilustrações de Maurício Veneza.

Programa 37 – O tema deste programa é a diferença. Para tratar a questão, a autora Célia Godoy criou as personagens gêmeas Ana Beatriz e Ana Carolina, que na história Ana e Ana, mostram que são parecidas fisicamente mas muito diferentes no comportamento. As ilustrações são de Fê. No mesmo programa, A Pirilampéia e os Dois Meninos de Tatipurum, de Joel Rufino, conta a história de duas crianças que moram em extremos da Terra. As ilustrações são de Walter Ono.

Programa 38 – Nas histórias Bruna e a Galinha d`Angola e Berimbau, as crianças escondem presentes para o futuro e transformam o velho em novo, fazendo brinquedos da sucata. A primeira é de autoria de Gercilga de Almeida e as ilustrações de Valéria Saraiva. A segunda é da autora Raquel Coelho.

Programa 39 – neste episódio, a apresentadora Vanessa Pascale leva as crianças à praia para contar que os navios que vinham da África utilizavam a força do vento. A história é sobre o filho do vento que tem um nome bem misterioso. O autor de O Filho do Vento é Rogério Andrade Barbosa e as ilustrações de Graça Lima.

Programa 40 – Duas histórias de Elisa Lucinda, com ilustrações de Graça Lima, comemoram o dia das crianças, em 12 de outubro. São elas: O Menino Inesperado e Lili – a Rainha das Escolhas.

2 comentários:

Planeta Arte trabalhos e com garrafa Pet disse...

Nossa!!! difícil te encontrar!!!
enrriquecedor o teu trabalho!!!
parabéns!!
miquelle PA

Planeta Arte trabalhos e com garrafa Pet disse...

criei esse blog especialmente para minha mãe,foi mais fácil te achar,porém como faço para rever os vídeos animados,tem algum link q eu possa acessar
beijos