27 de agosto de 2006

ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA - LI

Os gêmeos do tambor
(conto do povo massai)
Ilustrações de Ciça Fittipaldi


Photobucket - Video and Image Hosting

O autor, encantado com a riqueza cultural dos massai – povo que habita uma região entre o Quênia e a Tanzânia – reconta a história de Kume e Kidongoi, os gêmeos do tambor, que sabem tudo sobre o dia-a-dia do seu povo, mas desconhecem o próprio passado. A narrativa verbal é valorizada pelas ilustrações de Ciça Fittipaldi, que se inspira na conhecida beleza e elegância desse povo altivo e na riqueza visual da grande África.

Photobucket - Video and Image Hosting
Ed. DCL, 2006
40 pág., 20,4 x 27,5 cm

**************************
Outros contos africanos para crianças brasileiras
Ilustrações de Maurício Veneza
Prêmio Literatura Infantil Brasileira, A.B.L., 2005


Photobucket - Video and Image Hosting

As fábulas africanas, além de educar para a vida em sociedade, e divertir, servem também para transmitir conhecimentos sobre a exuberante fauna, suas origens e diversidade. As recolhidos neste lançamento explicam as pintas brancas da galinha-de-angola e o focinho curto do porco – tal como os mais antigos contam até hoje.

Editora Paulinas, 2006
24 pág., 18 x 23 cm

*************************
Rômulo e Júlia – os caras-pintadas
Ilustrações de Roberto Weigand
reedição 2006
Altamente Recomendável, FNLIJ, 1993


Photobucket - Video and Image Hosting

Rômulo, filho de um jornalista e exilado político durante a repressão militar nos anos 60, e Júlia, filha de um torturador de presos políticos dessa mesma época, vivem juntos a euforia do movimento dos caras-pintadas que antecedeu a renúncia do presidente Collor. Em 1992, durante cinco meses, vão se conhecendo e descobrindo o passado da família de cada um e a história do Brasil.

Editora FTD, 2006 (edição renovada)
72 pág. pág., 14 x 21 cm

*********************
O tesouro de Olinda
Ilustrações de Rosinha Campos


Photobucket - Video and Image Hosting

Aventura, romance e muita ação, tudo no universo fantástico da cultura popular de Pernambuco, rica em rituais, folguedos, mitos e lendas. Em pleno Carnaval de Olinda, o carioca Thiago e Briggite, uma jovem alemã, procuram um tesouro da época das invasões holandesas, seguindo o mapa de um velho assassinado misteriosamente.

Photobucket - Video and Image Hosting

Editora Melhoramentos, 2005
110 pág., 13,5 x 23,5 cm

*************************
Irmãos Zulus
Ilustrações de Ciça Fittipaldi


Photobucket - Video and Image Hosting

Malandela seguia os irmãos com sua bolsa de orelha de elefante, quando os três entraram num reino muito estranho. Algum feitiço havia transformado todos os habitantes em pedras. O único sobrevivente, um homem bem velho, contou que toda a vida voltaria se eles realizassem três tarefas. Esta narrativa dos zulus - povo que vive ao sul do continente africano, peritos na arte de bordar adornos - leva o leitor ao encontro de uma formiga valiosa, uma grande nuvem de patos e três lindas princesas gêmeas. Com as três tarefas resolvidas pela perseverança de Malandela, o reino volta à vida.

Editora Larouse, 2006
32 pág., 21 x 24 cm

**********************
O senhor dos pássaros
Ilustrações de Salmo Dansa


Photobucket - Video and Image Hosting

Kayondo, menino de uma aldeia de Angola, gosta de ouvir os contadores de histórias - homens mais velhos que transmitem a sabedoria de antigamente. É assim que ele conhece a história do pequeno pássaro katete. Ele encontra na perseverança do pássaro o exemplo para encorajar o pai, internado num hospital, a superar o sofrimento. A história faz parte da tradição oral dos povos bantos, que muito contribuiram para a cultura brasileira, na culinária, nas religiões, nos instrumentos musicais, na capoeira... e também no vocabulário, através de muitas palavras do quimbundo, algumas delas presentes nesta recontagem.

Editora Melhoramentos, 2006
32 pág., 17 x 24 cm

**************************
Nas asas da liberdade
Ilustrações de Rubens Matuck


Photobucket - Video and Image Hosting

Sou de Búfalo, estado de Nova York, fronteira com Canadá pelo rio Niágara. Nasci branca e só adulta soube de uma característica histórica de minha terra: era o ponto principal da ferrovia clandestina que conduzia africanos escravizados à liberdade. (...) Também custei a conhecer - e muitos ainda não conhecem - a existência das comunidades negras das ilhas do litoral do estado da Carolina do Sul, que criaram e preservaram intactas sua própria língua e cultura. (...) A ferrovia clandestina está no conto de Rogério, e essas comunidades negras também (...).
Elisa Larkin Nascimento

Editora Biruta, 2006
32 pág., 20,4 x 26,8 cm

**********************
Três contos da sabedoria popular
Ilustrações de Rui de Oliveira


Photobucket - Video and Image Hosting

Três contos da tradição popular que ilustram a diversidade cultural do nosso povo. Inteligente e astuta, a comadre Raposa mostra que é uma verdadeira "amiga" da onça. Com fama de comilona, a coitada da Paca é passada para trás pelo Coelho espertalhão. E a Cutia, ingênua, foi na onda do Quati e acabou mordendo o próprio rabo. Em plena era do computador, os contos populares continuam cativando as novas gerações de leitores.

Photobucket - Video and Image Hosting

Editora Scipione, 2005
32 pág., 19,5 x 26 cm

************************
Contos de encantos, seduções e outros quebrantos
Ilustrações de Elvira Vigna


Photobucket - Video and Image Hosting

Uma intrigante aventura pelo mundo das tentações e fascinações da cultura oral que povoam nossas terras e correm em nosso sangue. Homenagem do autor aos velhos mestres, gente de muita sabedoria e "aprendida" nas letras, precursores do estudo de nosso folclore, e aos violeiros, contadores de histórias e rezadeiras que estudaram no livro da natureza.

Photobucket - Video and Image Hosting

Bertrand Brasil,2005
120 pág., 14 x 21 cm

***********************
Lendas e fábulas dos bichos de nossa América
Ilustrações de Graça Lima

Photobucket - Video and Image Hosting

Os contos selecionados pertencem à tradição oral das américas do Sul, Central e do Norte. Os animais causavam respeito e admiração aos nossos ancestrais e assim há uma imensidão de contos, lendas, fábulas e mitos sobre bichos espalhados pelo mundo. Rogério Andrade Barbosa inspirou-se nesses relatos para nos dar estas histórias maravilhosas de bichos e, com a magia das ilustrações de Graça Lima, nos trazer um pouco dos hábitos e costumes dos povos de toda a América.
Altamente Recomendável para Crianças, FNLIJ 2003
Selecionado pela Secretaria de Educação do México, 2003


FONTE:www.docedeletra.com.br

Nenhum comentário: