29 de agosto de 2006

TANTO, TANTO!





Texto: Trish Cooke
Ilustração: Helen Oxenbury
Tradução: Ruth Salles
São Paulo: Ática,1997. 24p.
(25,5 x 30,5 x 0,5cm - 300 gr.)


Prêmio Kurt Maschler - 1995
Prêmio She/WH Smith's Under Fives Book Prize - 1995
Altamente Recomendado para a medalha Kate Greenaway - 1995
Indicado para o Prêmio Sheffield Children's Book
Indicado para o Prêmio Nottinghamshire Children's Book
Láurea "Altamente Recomendável - Tradução - Criança"
- 1997 - FNLIJ


*****************
por Lucília Garcez

Tanto, tanto! é um texto de ficção realista que narra uma tarde de uma família comum de afro-ingleses. Trata-se do aniversário do pai da família e os parentes vão chegando pouco a pouco, sem que o leitor saiba bem por que aquelas personagens estão se reunindo. Todos que chegam querem abraçar, beijar, afagar e brincar com o bebê da família. Daí vem o título "Tanto, tanto! ". Há uma surpresa final com a chegada do pai e a festa de aniversário.

O texto é curto e explora o ritmo da linguagem, utilizando intensamente a reiteração de estruturas sintáticas e sonoras. O vocabulário é simples e faz parte do repertório de crianças pequenas.

É interessante a forma como o cotidiano é revestido de caráter poético pelo carinho com que as características particulares das personagens vão sendo reveladas: tia, tio, avó, primo adolescente. A simples reunião de uma família, de componentes de diversas faixas etárias, cada um com suas manifestações afetivas próprias, vai desenhando um painel terno de uma convivência alegre e fraterna.

O projeto gráfico é harmonioso, pois as ilustrações de página inteira complementam a narrativa, detalhando o que o texto apenas insinua. Pela ilustração é que sabemos que se trata de uma família de negros. E todos os detalhes (roupas, adereços, penteados) reforçam a caracterização definida pela cor da pele. Tudo é muito alegre e colorido. Os desenhos são simples, de traços bem definidos e motivação realista, coloridos com tons básicos. Chama atenção a movimentação sugerida para as figuras humanas, o que acentua a idéia de musicalidade e ritmo tropical que perpassa o texto. A tradução é cuidadosa e preserva essa intenção rítmica do texto original.

O tamanho da fonte utilizada é apropriado à natureza do texto, e ele pode ser colocado ao lado de outras obras brasileiras que se prestam à substituição da cartilha de alfabetização tradicional. O vocabulário é repetido, simples, fácil, acessível às crianças pequenas e as estruturas sintáticas não oferecem dificuldades. No Brasil, já há experiência bem sucedidas nesse sentido, e a coleção Mico Maneco, de Ana Maria Machado e Claudius, é um caso exemplar de textos que se prestam à fase da alfabetização.

De família afro-caribenha, Trish Cooke nasceu na Inglaterra, onde trabalha como apresentadora de conhecido programa infantil na BBC. É autora de textos para teatro e TV. A ilustradora Helen Oxenbury está entre as mais conceituadas do mundo. Ambas já ganharam diversos prêmios pelo trabalho conjunto em Tanto, tanto!


************************
por Maria José Nóbrega

A história narra um dia especial na vida de uma família composta por um casal e um bebê. Trata-se de uma festa surpresa para a comemoração do aniversário do pai. Um a um, os parentes vão chegando e dirigem-se ao bebê com uma brincadeira que se encerra com a exclamação de quanto gostariam de apertar, beijar, comer... "essa coisinha tanto, tanto!" Daí o título do livro Tanto, tanto!.

O texto organiza-se em torno da repetição de estruturas que tanto agrada às crianças, retratando a delicadeza de sentimentos que unem os elementos dessa família: todos diferentes, mas podendo expressar o afeto a seu modo.

A ilustração de Helen Oxenbury é um espetáculo a parte. Retrata o cotidiano de uma família negra de classe média, raridade nas páginas dos livros para crianças publicados no Brasil. É importante abrir caminho para as muitas cores de nosso povo. A literatura infantil, quer no trabalho de escritores ou de ilustradores, abre-se como espaço de educação para a diversidade e para a convivência com o diferente.

O projeto gráfico é belíssimo. Começa pelas dimensões (30 cm por 25 cm) que permitem que se possa apreciar a riqueza da ilustração. A disposição em página inteira da ilustração varia em relação ao texto: ora à direita, ora à esquerda; com moldura, sem moldura. Há uma de página dupla que coincide com a revelação da surpresa: a festa de aniversário.

Merece destaque também os detalhes da ilustração em preto e branco ao final das páginas de texto, em geral do bebê, casando perfeitamente com a perspectiva do texto: o homenageado é o pai, mas o centro das atenções é o irresistível bebê.

A elaboração de textos que exploram a repetição estrutural é bastante recorrente na literatura infantil e remonta aos textos de literatura popular, os contos cumulativos ou lenga-lenga. Ainda que o texto seja bom, não está nele o mérito, já que há uma infinidade de textos que exploram esse expediente entre nós. É na ilustração e, principalmente, no que ela pode inaugurar que reside seu mérito.

O trabalho da tradutora Ruth Salles é bastante bom: explora a afetividade da linguagem, procurando construir efeitos através do alongamento das vogais, repetindo a letra correspondente diversas vezes; a sonoridade, através do uso recorrente de onomatopéias e interjeições; e o ritmo com frases que se desdobram num paralelismo sintático, construindo as repetições estruturais.

Por tudo o que foi exposto, o livro merece compor um acervo de uma biblioteca por seu caráter inovador ao retratar o cotidiano de uma família negra com a estética da negritude.


FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL

www.fnlij.org.br

************************
Tanto, Tanto!
TRISH COOKE

Naquela família, cada um tem um modo particular de demonstrar seu amor pelo Bebê. História cumulativa, ambientada numa família calorosa e divertida. Considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Incluído no Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE-99.
www.submarino.com.br

********************
Trish Cooke

Trish Cooke nasceu em Bradford, West Yorkshire. Estudou no Leeds Polytechnic e no Ilkley College, onde, em 1980, se licenciou em Artes Performativas.

Depois de ir viver em Londres, Trish começou a escrever para televisão, para o programa infantil da BBC intitulado Playdays, que ela apresentou durante nove anos.

Mais recentemente, ela escreveu guiões para a série Tweenies. Além disso, também escreveu peças e guiões para teatro, para a rádio e para televisão, entre os quais para a série Eastenders.

Em 2001, tornou-se guionista residente da BBC. Actualmente, vive em Bradford com o seu cônjuge e os seus dois filhos.

www.webboom.pt

*******************

Trish Cooke
Titles: Catch!, Hey, Crazy Riddle!
Category: Children
Agent:Caroline Walsh
Film Agent: Gemma Hirst

Trish Cooke has written several books for children including SO MUCH, which won the 1994 Kurt Maschler Award, the Nestle Smarties Book Prize and the 1995 She/WH Smith's Under Fives Book Prize. It was Highly Commended for the 1995 Kate Greenaway Medal and also won awards in France and South Africa.

Trish is also the author of THE DIARY OF A YOUNG WEST INDIAN IMMIGRANT, FULL, FULL, FULL OF LOVE, illustrated by Paul Howard, and CATCH!, illustrated by Ken Wilson-Max. Her most recent book is HEY CRAZY RIDDLE. published by Frances Lincoln.

Trish was a presenter on the BBC's children's television programme PLAYDAYS. She also appeared on YOU AND ME and hosted the radio programme 12345. She has acted in and written plays for theatre, radio and television, both for children and adults. Her children's television scriptwriting credits include THE TWEENIES and MAGS & MO and she has participated in the BBC Children's Drama New Writing Initiative. Trish lives in Bingley, West Yorkshire.


www.davidhigham.co.uk

Nenhum comentário: