12 de agosto de 2006

MAURICIO DE SOUSA E OS RONALDOS

MAURICIO DE SOUSA ANUNCIA PERSONAGENS INSPIRADOS NA DUPLA DE RONALDOS

por Marcus Ramone
do site www.universohq.com (25/05/05)

Photobucket - Video and Image Hosting
Mauricio de Sousa

No último dia 20 de maio, o quadrinhista Mauricio de Sousa foi o convidado especial do programa Um dedo de prosa, promovido pelo Instituto Zumbi dos Palmares, em Alagoas, e transmitido ao vivo pela TV Educativa.

Na entrevista aberta ao público, o criador da Turma da Mônica respondeu a perguntas da platéia, contou algumas curiosidades sobre seus personagens, divulgou seus lançamentos e, ao final do evento, distribuiu autógrafos para crianças e adultos.

Mas o que atiçou a curiosidade dos fãs foi a revelação de que estão prestes a ser lançadas as versões em quadrinhos dos jogadores Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, dois dos maiores ícones do futebol brasileiro na atualidade.

Photobucket - Video and Image Hosting

Há três anos, um desenho do "Fenômeno" ao lado da Mônica e do Cascão já havia sido divulgado. Quanto ao outro também talentoso jogador, ainda fica a expectativa sobre seu visual.

********************
MAURICIO DE SOUSA GANHA O MUNDO COM RONALDINHO GAÚCHO

por Por Sidney Gusman
do site www.universohq.com (25/05/06)

Photobucket - Video and Image Hosting

Juntar o melhor jogador do mundo nos dois últimos anos e o principal nome da história em quadrinhos brasileira só poderia resultar numa coisa: sucesso. É exatamente o que está acontecendo desde que Ronaldinho Gaúcho foi transformado em personagem de gibi por Mauricio de Sousa.

A revista chegou às bancas brasileiras este mês, pela Editora Globo, mas o êxito dessa parceria está indo muito além de nossas fronteiras. A Panini anunciou esta semana que publicará o título (em formato maior) simultaneamente na Itália e na Espanha.

E não é só. O grupo editorial Planeta, um dos maiores do mundo, também firmou contrato com Mauricio para gerenciar o licenciamento de produtos explorando a imagem do personagem Ronaldinho Gaúcho e de toda a Turma da Mônica na Europa.

As tiras de Ronaldinho vêm demonstrando enorme potencial de exportação. A Universal, um dos principais syndicates dos Estados Unidos, fechou um acordo comercial para distribuí-las em jornais do mundo inteiro. E noticiou isso na capa de seu site. Mas exagerou ao chamar o atual camisa 10 de nossa seleção de "Rei do futebol", alcunha que é de Pelé e ninguém mais.

"Estamos encantados por representar os grandes personagens criados por Mauricio de Sousa. A assinatura "Mauricio" é reconhecida mundialmente como sinônimo de trabalho de alta qualidade, que encanta e atrai as crianças", ressaltou Lee Salem, editor e vice-presidente da Universal. O contrato vale também para a Turma da Mônica. "Sempre buscamos levar mais conteúdo para os jornais e essa parceria é parte importante dessa iniciativa"

Photobucket - Video and Image Hosting

E o começo é promissor. O Daily Mirror, de Londres, que tem tiragem de dois milhões e meio de exemplares diários, publicará as tiras e piadas de página inteira de Ronaldinho Gaúcho a partir deste mês. Também já está acertada a veiculação em periódicos da Colômbia, Equador, Holanda, Cingapura, Malásia e Japão.

No final do livro Mauricio - Quadrinho a Quadrinho, escrito por este jornalista, o pai da Turma da Mônica revelou que voltaria a fazer tiras, pois isso o realizava como artista. E ele começou com Ronaldinho Gaúcho!

"Para mim, está sendo como um delicioso recomeço. Estou adorando", declarou Mauricio. E o autor cedeu, com exclusividade, para o Universo HQ alguns esboços de tiras e páginas dominicais do mais recente integrante de sua família de personagens. Confira!

Mauricio de Sousa já publicou seus quadrinhos em dezenas de países, mas parece que, graças a essa empreitada, seus personagens vão falar várias outras línguas em breve.

Pelo jeito, essa tabelinha de craques ainda dará muito que falar!

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

***********************
DESENHO BRASILEIRO EM ALTA

As emissoras de TV poderão ser obrigadas a veicular desenhos animados produzidos no Brasil, como os filmes da Turma da Mônica. De acordo com projeto de lei do deputado Vicentinho (PT-SP), em tramitação na Câmara dos Deputados, 10% dos desenhos veiculados pelos canais deverão ter produção nacional no primeiro ano de vigência da legislação. O percentual aumenta 10 pontos a cada ano, até chegar a 50% no quinto ano seguinte à aprovação da lei.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente iniciativa!
O brasileiro precisa começar a valorizar as boas coisa do Brasil. Principalmente no que diz respeito ao combate ao preconceito.
Parabéns!