28 de agosto de 2006

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

por: Michelle Lucena

Menina bonita do laço de fita
De: Ana Maria Machado/
Ilustrações: Claudius



Em Menina bonita do laço de fita é possível apreciar tudo da graciosidade da história narrada por Ana Maria Machado e, ao mesmo tempo, divertir-se com as ilustrações de Claudius, as quais são peças essenciais para o entendimento da narrativa.

Esse livro é uma homenagem à raça negra e é de fácil entendimento por crianças de qualquer idade, porque usa uma linguagem familiar e simples. A autora conta a história de um coelho branco que é apaixonado pela cor negra de uma menina e tenta mudar sua cor, usando vários artifícios, sonhando em um dia ter filhos da cor dela. É uma ótima sugestão de livro para usar com as crianças, trabalhando aspectos como o preconceito de cor e a diferença entre as raças e as pessoas.

4 comentários:

Caderno de Anotações disse...

muito boa dica!

Ane disse...

Excelente dica, colega!!! Só gostaria de postar uma observação: não existe "Raça" negra ou branca... Essa expressão é uma referência à uma raça pura, coisa que não existe...Somos a raça humana, com etnias diversas, as quais representam pessoas com características físicas semelhantes, crenças, costumes... Portanto, "Etnia Negra".
Abraços,
Eliane

lm disse...

Adorei a história de Ana Maria Machado. Dá para trabalhar diversos aspectos como etnia,valorização do ser humano, parentesco, respeito as diferenças, enfim..
A criança não nasce com preconceito, dependendo o meio onde ela vive ela vai ou não ter respeito ao seu semelhante.
pais e professores tem essa tarefa de educa-los para terem uma visão de mundo, sem preconceitos e aceitando as diferenças. ""Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos sempre haverá guerra."" Bob Marley

Marina Marinho disse...

Essa história marcou minha infância... a uns dois anos fui a feira do livro e havia uma contadora de histórias contando essa, eu sentei junto com as criancinhas de 5 anos pra ouvir a história.. e creio que foi o primeiro livro que li!!